Google

sábado, 1 de setembro de 2007

Musical Pipoquinha


O Musical Pipoquinha é o resultado da pesquisa folclórica brasileira e da criatividade artística de Fátima Marinho. Baseia-se na sua vivência teatro musical, desde criança e da experiência adquirida no ensino do teatro e da música.
A primeira forma de produção e divulgação do Pipoquinha foi através de fita cassete, no Rio de Janeiro, 1990. Depois em CD, no Recife, em 1999. Transformou-se em livro com CD, na Bienal do Livro, no Recife, em 2005. Paralelamente a esses registros a opereta Pipoquinha vem sendo apresentada tanto no Rio de Janeiro quanto em Pernambuco com grande receptividade do público presente. As edições estão esgotadas demonstrando o quanto é ampla a aceitação dos pais e educadores.
As razões do interesse da criança e do adulto pelo Pipoquinha talvez seja pela diversidade dos temas, das formas musicais com danças rítmicas inspiradas nos folguedos populares do Brasil. O espetáculo Pipoquinha provoca reflexões, alegria e prazer. Na canção: “Bom dia! Boa tarde! Boa noite!...é um modo da gente cumprimentar. O amigo do lado, o amigo do outro lado, o amigo da frente, o amigo de trás. O amigo de cima, o amigo de baixo e o amigo de todos os lados”. O público é motivado a se cumprimentar enquanto canta. Não importa a quem. Mesmo sem conhecer a pessoa que está do seu lado. Ele é atraído, contagiada, afetada pelo abraço do outro. Há uma interação, integração entre palco e platéia. Forma-se um todo no fazer teatro musical no “Vamos jogar capoeira pra gente se defender, vamos jogar capoeira um modo de se viver...E joga pai e joga mãe e joga filho, eu também sou da família também quero jogar”. E o Coelho Sapeca quer brincar nessa festa e o Boi do Bumba-Meu-Boi Pipoca vem pipocar. E a natureza dança com o Pipoquinha e com os espectadores: Vem a Chuva, vem o Sol, vem o Vento, vêm as Flores, Passarinhos e Borboletas. Tem gente que não gosta dessa animação. Quem? _O HOMEM.
O Pipoquinha pretende proporcionar meios para estimular a inclusão social à cultura teatro musical a fim de garantir o direito do cidadão à educação artística, à valorização da própria cultura, do meio ambiente, da natureza. À formação de um novo público, ao conhecimento da sua história, ao respeito às diferenças sociais, sexuais, religiosas, políticas, étnicas e de pensamento.
Diante de tanta alienação e violência estimulada pelos meios de comunicação de massa o Pipoquinha vem, desde 1975, como uma alternativa teatro musical, tentando conscientizar e educar crianças, pais e educadores para a construção do respeito mútuo, da paz, alegria e amor em prol do bem-estar e da saúde social.
Internamente o Grupo Pipoquinha contribui para a formação, o intercâmbio e aprimoramento artístico e técnico da sua própria equipe.
Parabenizamos e agradecemos a iniciativa da Métron Produções Ltda por promover educação teatral para as crianças e pais e valorizar a classe teatral que se dedica ao público infantil.

Nenhum comentário: