Google

sábado, 1 de setembro de 2007

ALFABETIZAÇÃO MUSICAL, um caminho possível.

RESUMO: Alfabetização Musical é o resultado da minha experiência como professora de música, no Centro de Educação Musical de Olinda – CEMO.
O ensino da música nos conservatórios e escolas brasileiras apresenta algumas tendências. Em alguns, predomina primeiro o ensino da teoria para depois vir à prática instrumental. Desta forma observamos que muitos alunos desistem do estudo musical convencional e partem para uma aprendizagem informal com os amigos ou se tornam autodidatas com as revistinhas de canções populares com cifragens fáceis atendendo assim o desejo e o prazer dos jovens em aprender a tocar algum instrumento. Também, grande parte dos professores de teoria e solfejo preocupa-se mais com o conteúdo teórico do que com a prática da leitura, escrita e percepção musical.
Alfabetização Musical aponta que a prática do cantar, do ouvir, da leitura, da escrita, e do tocar, com a teoria e vice-versa, estimula a aprendizagem musical através da exemplificação e justificação do assunto apresentado. Em três meses, crianças de 7 anos de idade, ratificam o caminho possível de alfabetizar-se através da prática e da teoria.

Nenhum comentário: